Um dos principais produtores de oliveiras no Estado, Cachoeira do Sul aumentará a participação no mercado de azeites extravirgem — por meio de marcas consolidadas e estreante no negócio. A empresa Azeite Puro, do Grupo Todeschini, colherá sua primeira safra de azeitonas no próximo ano. Nascida de um desejo do patriarca da família, José Eugênio Farina, 94 anos, a marca é gerenciada por seus oito netos.
— Há três anos, nosso avô viu uma reportagem sobre produção de azeites de oliva no Brasil. Pesquisou mais sobre o assunto e percebeu que poderia ser um novo investimento para a família. Acreditamos na ideia — conta Fernando Farina, um dos sócios da empresa que cultiva 130 hectares de oliveiras na Região Central.
O resultado do investimento de R$ 6 milhões em produção própria chegará aos consumidores em março de 2020. Há um ano, a marca lançou seu produto com matéria-prima de parceiros.
No mercado desde 2006, a Olivas do Sul, também em Cachoeira do Sul, deve dobrar a produção de azeite extravirgem na próxima safra — chegando a quase 30 mil litros. O aumento será possível com a entrada em produção de 27 novos hectares de azeitonas — chegando a 40 hectares.
No total, a empresa tem 125 hectares cultivados na Região Central.
— As nossas oliveiras foram plantadas em várias etapas. Ou seja, a cada ano entram novas árvores — explica José Alberto Aued, proprietário da Olivas do Sul, que em julho ganhou medalha de ouro no concurso L’Orciolo d’Oro, realizado na Itália.
Daqui a dois anos, a empresa pretende lançar no mercado sua linha de azeitonas de mesa. Atualmente, está testando métodos de produção utilizando o processo natural — sem uso de soda cáustica.
Colaborou Leticia Szczesny