Satisfeitos com o empenho e com a preocupação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em atacar a crise na produção do arroz, com medidas de curto, médio e longo prazo, os representantes do setor encontraram na reunião de ontem, em Brasília, um aliado importante.
Pela primeira vez um representante do varejo participou das discussões. O diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Supermercados, Alexandre Seabra esteve no encontro. E propôs ações para incentivar o consumo do cereal.
Claro, os principais pedidos, no momento, referem-se à solução ao endividamento, que poderá vir da proposta de criação de fundo garantidor. Outro ponto é a tributação — e aí ficou o compromisso de levar ao Confaz sugestão para equalizar ICMS dos Estados.
O mais iminente anúncio é a abertura do mercado mexicano, que estaria pendente apenas de assinatura por parte do México.
Novo encontro foi marcada para o dia 20 de março. E a questão das dívidas pautará reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária.