No lançamento da 41ª Expointer, na tarde desta segunda-feira (6), o vice-governador José Paulo Cairoli confirmou que o Estado e a construtora Bolognesi irão desfazer o acordo firmado em 2015 para a modernização do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde ocorre a feira. A informação foi antecipada pela coluna. Segundo Cairoli, o interesse em romper o acerto é de ambas as partes. A intenção do governo é propor que a administração do parque seja assumida pela iniciativa privada.
— Somos o único parque do país com gestão pública. Vamos ver se há interesse no mercado — argumenta o vice-governador.
As entidades que participam da organização da Expointer já foram informadas sobre a iniciativa. A meta é tentar formalizar o projeto ainda neste ano.
No ano passado, a hipótese de colocar um ponto final na parceria já era considerada pelo Piratini. A implantação do Residencial Ecoville, ao lado do parque, que seria feita pela Bolognesi, foi alvo de ação do Ministério Público, que obteve liminar embargando qualquer obra na região.
Esse imbróglio judicial teria pesado na decisão de desfazer o contrato assinado em julho de 2015. A coluna tentou contato com a construtora, mas até o momento não obteve retorno.
Pela parceria, a Bolognesi teria de construir dique para conter a água do Arroio Esteio, no entorno do parque. E ficaria responsável pela modernização de área de 23,7 hectares, com construção de área comercial, com agroshopping e hotel, educacional e área de eventos. O aporte inicial seria de R$ 16,19 milhões.
Com o contrato desfeito, ainda que o governo busque novo modelo de parceria (dessa vez na gestão), a busca por vida útil ao Assis Brasil durante todo o ano volta ao começo. E, considerando que 2018 é ano de eleição, podendo haver mudança no comando do Estado, fica difícil prever prazos para implantação do novo projeto.
O lançamento da Expointer, que tem o slogan Nossa Gente, Nossa Força foi realizado na Casa da Música da OSPA, no Centro Administrativo do Estado, na Capital. Contou com a presença de vários artistas regionais, como Elton Saldanha, Renato Borghetti e Orquestra da Ospa. Luiz Coronel também participou da cerimônia. O governador José Ivo Sartori não esteve presente em razão da legislação eleitoral. Os discursos ficaram por conta das entidades e dos secretários da Agricultura, Odacir Klein, e do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto.
— Vamos ter uma Expointer tão grande como será esse apoteótico final — comparou Klein, sobre a cerimônia.