Foi desenvolvida no Estado a solução global vinculada ao conceito de agricultura 4.0 que a alemã SAP lança no segundo semestre. Batizada de SAP Connected Agriculture, permite monitoramento em tempo real do trabalho no campo como preparo do solo, plantio e pulverização, gerando informações que, depois de analisadas, servem para melhorar a produtividade e a gestão das propriedades. Permite, por exemplo, saber se as sementes caem no espaçamento correto, possibilitando correções na operação.
Baseado no conceito de internet das coisas, a tecnologia nasceu pelo trabalho conjunto entre a equipe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento SAP Labs Latin America, localizado em São Leopoldo, estudantes universitários e a Stara, de Não-Me-Toque. Até agora, foi disponibilizada para um grupo seleto de agricultores em caráter de pré-lançamento, o que significa a possibilidade de ainda passar por aperfeiçoamentos. Agricultores de Rússia, França e África do Sul já demonstraram interesse.
O gerente de Desenvolvimento e Soluções Customizadas da unidade, Roberto Kuplich, observa que o lançamento marca a entrada da empresa no negócio de desenvolvimento de soluções que integram o conceito agricultura 4.0 e consolida a operação gaúcha como referência do grupo no agronegócio.
– Somos considerados o hub de soluções para a agricultura no contexto global da nossa companhia – diz Kuplich.
*Interino