Após ter ido à unidade da montadora chinesa BYD em São Paulo, o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, apresentou os atrativos da cidade ao governador Eduardo Leite. A intenção é, claro, conquistar uma operação fabril da empresa para o Vale do Paranhana, seja de carros elétricos, autopeças, painéis solares ou mesmo semicondutores. Leite visitará a sede mundial da companhia — que atua em todos esses setores citados — na sua viagem à China na semana que vem.
— Temos localização estratégica e poder de investimento na aquisição de área para oferecer, como fizemos com Usaflex, Crisdu e Ambiente Verde. São terrenos não atingidos pela enchente e próximo de rodovias — diz o prefeito.
Pelo programa de atração de investimentos de Igrejinha, a empresa apresenta uma carta de intenções, firmando compromisso de investimento, faturamento e geração de emprego em cinco anos. Com isso, a cidade pode comprar um imóvel para a instalação. Se os termos forem cumpridos, a empresa recebe a posse definitiva do bem.
— Também temos a possibilidade de incentivo tributário, com isenção de impostos municipais e devolução de ICMS — completa Horlle.
Igrejinha fica em uma região conhecida no meio empresarial pela mão de obra qualificada, mas o município tem também um programa que faz formação específica de trabalhadores, conforme a necessidade da empresa.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: nova escola de R$ 35 milhões, expansão de atacarejo familiar e futuro do IPA e do Americano
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna