Está sendo organizada por empresas de energia solar uma manifestação na frente da sede da RGE, em São Leopoldo, contra as reprovações da concessionária a novos projetos fotovoltaicos. O protesto dos instaladores dos sistemas está marcado para o dia 1º, organizado por Aliança Solar, diz Renato Zimmermann, secretário do Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel) e do Programa RS Solar. O material com as assinaturas fala em "Manifestação em Defesa do Direito do Consumidor de Gerar sua Própria Energia".
A cada dia, a coluna tem recebido mais relatos das negativas da RGE, com base na norma federal da inversão de fluxo que determina que regiões não podem gerar mais energia do que consomem. Procurada, a companhia não quis dar entrevista. Disse, por nota, que segue analisando os pedidos, mas não citou reprovações.
Na área da CEEE Equatorial, ainda não se atingiu este limite. O setor de energia solar trabalha para mudar a legislação. Minas Gerais e São Paulo já têm comunicado fechamento de empresas de sistemas fotovoltaicos. Por outro lado, o argumento é de que a rede não tem capacidade para absorver em tempos de alta geração de energia, o que não é o que vivemos agora, com a seca deixando a energia escassa e elevando a conta de luz.
====
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: O que vai mudar no financiamento de imóveis pela Caixa
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna