Foi refeito o projeto imobiliário previsto para o terreno do antigo Hospital da Criança Santo Antônio, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre. Enquanto isso, a estrutura, fechada há 22 anos, segue abandonada. As licenças do projeto anterior chegaram a ser obtidas com a prefeitura, mas a obra não começou. Quando a coluna noticiou o empreendimento Porto Capital, ainda em 2021, o investimento previsto era de R$ 125 milhões, revitalizando o prédio histórico do hospital e construindo uma edificação com 415 unidades residenciais. Em nota, a Construtora R. Correa lembra que o primeiro Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) foi aprovado antes do novo plano diretor do 4º Distrito, que permite prédios mais altos.
"Optamos pela elaboração de um projeto novo que já se encontra em tramitação na PMPA (prefeitura municipal de Porto Alegre), que confiamos que será um grande marco de desenvolvimento para a zona do 4º Distrito", diz empresa.
O novo projeto que tramita na secretaria municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade tem a parceria da MGF Incorporadora, da serra gaúcha. Porém, não são divulgados detalhes ou imagens.
A área ocupa toda a quadra delimitada pelas avenidas Ceará, Maranhão e Paraná e a pela Rua Ernesto da Fontoura, no 4º Distrito. Também há uma igreja no local.
Em uma passada no terreno, a coluna viu trabalhadores retirando a sujeira deixada por moradores de rua. Em um dos acessos, um cadeado foi arrombado. O complexo hospitalar está com janelas quebradas e paredes sujas. Além da grama alta nos jardins, os caminhos de cimento estão com muitas rachaduras.
História
O antigo Hospital da Criança Santo Antônio foi fundado em 1953 pelo pediatra Décio Martins Costa. Começou como um centro médico ambulatorial voltado apenas para infecções, mas acabou se tornando um hospital pediátrico de referência estadual. Sua localização era considerada estratégica, por ficar em uma das entradas da Capital.
As atividades do hospital se encerram em 2002. Na época, o Santo Antônio foi incorporado à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que decidiu construir um prédio mais moderno dentro de seu complexo hospitalar na Avenida Independência — o atual Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Em 2005, seu terreno foi comprado pelo Centro Clínico Gaúcho, que depois vendeu para a R. Correa em 2013.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: Obra em aeroportos do RS, nova indústria de aço, R$ 40 milhões em colégio e 16 lojas para shopping
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna