Como o pequeno lojista disputa vendas com gigantes do comércio online? A data mais desafiadora para isso, a Black Friday tem até puxado as vendas de Natal. Aliás, varejistas nacionais e internacionais correram para instalar novos centros logísticos na região metropolitana de Porto Alegre para entregar mercadorias aos consumidores gaúchos até no mesmo dia da compra. Preocupado, o presidente da Federação das Associações Gaúchas do Varejo (FAGV), Vilson Noer, recomenda aos lojistas uma decoração "bem berrante":
— Com brindes e prêmios para quem comprar na loja ou online. É preciso gerar tráfego físico (levar o cliente ao ponto de venda). Fuja das grandes redes, que fazem queima total. Mostre que tem produtos e bons, com uma margem que permita vender em 30 dias no cartão de crédito ou Pix programado.
Noer chega a sugerir a criação de um "jingle":
— E use a música nas redes sociais e na loja. Já defina que o cliente que entrar dançando vai ganhar um bom brinde.
Para fechar, o líder varejista sugere que a liquidação seja em um dia só. A Black Friday está marcada para 29 de novembro.
— Pode até estender, mas tem que começar na sexta-feira.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: Leite na Ásia, supermercados à venda, novos atacarejos, prédio de R$ 110 milhões e condomínio no Litoral
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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