O comércio da Capital espera movimentar R$ 254 milhões nas vendas de Dia das Crianças. O valor fica 3,67% acima do ano passado, segundo a pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas), crescimento um pouco abaixo da inflação do período.
Lojas de rua são o lugar preferido para a compra, seguidas pelos shoppings. O cartão de crédito parcelado lidera as opções de pagamento (36%). Já o Pix (23%, contra 14,9% do ano passado) saltou do quarto para o segundo lugar, passando o dinheiro (21,8%) e o cartão de débito (20,3%).
Filhos serão os mais presenteados, claro, seguidos por netos e sobrinhos. Chamou a atenção o crescimento dos pets (animais de estimação) entre as citações, de 0,3% em 2023 para 0,8% agora, embora ainda com representatividade pequena.
O presidente do Sindilojas, Arcione Piva, observa ainda uma queda na opção pela compra de brinquedos (de 57,7% para 52,3%) e crescimento de roupas (42% para 49,3%).
- Pode estar relacionada às doações a quem ainda precisa, assim como a opção "Outro presente", que aparece com 3,5% das citações e engloba colchões, material escolar, roupa, mesa e banho e artigos de bazar.
O gasto médio previsto por presente é de R$ 196.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna