Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br)
A indústria Astória Papéis, de Gravataí, será reconstruída após ter sofrido severamente com a enchente. A cidade não esteve entre as mais inundadas da Região Metropolitana, mas esta empresa fica às margens do rio.
Para reerguer a fábrica e recompor estoque de insumos, serão investidos R$ 54 milhões, financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O valor do prejuízo não chegou a ser mensurado ainda, diz o diretor Gustavo Justo.
– Tínhamos máquinas que eram muito antigas. Compraremos equipamentos modernos e vamos elevar as áreas da fábrica que foram atingidas - explica.
Será implementado um novo sistema para gerar vapor de biomassa. A obra começará quando o dinheiro for repassado, mas as máquinas são feitas sob demanda. Então, a ideia é retomar a operação total no final de 2025. Hoje, a Astória opera com 60% da capacidade. Nenhum funcionário foi demitido.
– Quando tudo ocorreu, não sabíamos bem como lidar, mas nos preocupamos em ajudar nossos funcionários, porque a maioria morava ao redor da empresa.
Com 45 anos, a Astória emprega 200 pessoas.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna