Está prevista para fevereiro de 2025 a retomada total da produção na fábrica da Coca-Cola Femsa que ficou alagada no bairro Sarandi, em Porto Alegre. A coluna vinha sendo questionada com frequência sobre a previsão e monitorava a decisão com a empresa, que trabalha para recuperar a estrutura, que foi bastante danificada. A reforma terá duração de sete meses.
A mexicana Femsa comprou em 2016 a unidade, que pertencia ao grupo gaúcho Vonpar. Há uma possibilidade de parte da operação ser retomada ainda antes, pegando mais a alta temporada de venda de bebidas, que é o verão. Por enquanto, os produtos são trazidos das fábricas da Femsa em Santa Maria, na Região Central, Antônio Carlos (SC), Curitiba e Maringá (PR), Jundiaí (SP) e Itabirito (MG), com apoio de centros logísticos em Gravataí e Cachoeirinha.
A empresa garante que nenhum dos funcionários foi demitido. Segundo o secretário-geral do Sindicato Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Porto Alegre, Arabi Cunha de Freitas, mais de mil pessoas trabalham na unidade.
Nota da empresa na íntegra:
A Coca-Cola Femsa Brasil teve sua fábrica de Porto Alegre (RS) fortemente impactada pelas chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul. Desde então, está implementando o plano de retomada da sua operação, que tem duração prevista de 7 meses. O quadro de colaboradores da unidade foi mantido desde o ocorrido, com a expectativa de retorno gradativo de suas linhas de produção.
Para abastecer os clientes e consumidores da região, a companhia conta com operadores logísticos em Gravataí e Cachoeirinha, além do fornecimento de produtos por meio de suas outras fábricas e engarrafadores do Sistema Coca-Cola.
Para além do investimento na retomada de sua fábrica, a companhia segue apoiando seus colaboradores, a comunidade e seus clientes nesse momento de reconstrução e retorno às casas e seus negócios.
A Coca-Cola FEMSA Brasil reitera seu compromisso e parceria com o Rio Grande do Sul.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna