Para liberar os R$ 15 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para emprestar a empresas gaúcha, estão para ser aprovadas nesta quarta-feira (26) as resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN). A expectativa dada à coluna pelo ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, é de que nesta quinta-feira (27) os bancos repassadores do dinheiro aos tomadores dos financiamentos já tenham os CNPJs das empresas que estão na mancha de inundação ou em áreas diretamente atingidas pela tragédia.
A restrição foi adicionada para evitar que empresas que não foram impactadas peguem o crédito com juro reduzido pelo subsídio do governo federal, como ocorreu com o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Isso adiou a liberação do dinheiro, que estava programada para sexta-feira da semana passada.
Há o pedido ao governo federal para que queda de faturamento seja um critério que permita acesso à linha de capital de giro mesmo que empresas fora da mancha de inundação. Obviamente, não seria o caso dos outros dois empréstimos, que são para compra de equipamentos e reconstrução dos imóveis das empresas.
Relembre a entrevista do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, com o chefe do Departamento de Clientes e Relacionamento Institucional do BNDES, Tiago Peroba: Socorro a empresas do RS: do juro máximo a exigências e ouvidoria do BNDES para reclamações
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna