Há falta de carros para alugar em Porto Alegre, o que afeta especialmente quem perdeu o seu próprio na enchente e busca a alternativa. Grande parte das locadoras fica perto do Aeroporto Salgado Filho, em uma região que está tomada pela água. Estacionamentos de empresas como Localiza e Movida, por exemplo, ainda estão com veículos dentro.
Com a unidade da Avenida dos Estados fechada, a Movida está liberando veículos nas suas outras cinco lojas — Campus da PUCRS, BarraShoppingSul e Avenida Carlos Gomes — apenas para clientes que já fizeram agendamento, disse uma atendente por telefone. As operações de Canoas e Pelotas reabriram nesta quarta-feira (15).
Já a Localiza fechou as unidades do aeroporto e da Avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre, e também a de Canoas. Na Capital, está operando apenas na Avenida Ipiranga, onde ainda tinha veículos para alugar quando a coluna telefonou. A atendente, porém, já alertou que há muita procura e menos carros.
— Com o avanço na adequação, mesmo que mínima, das principais rodovias, as locadoras certamente retomarão a capacidade de atender à demanda de empresas, órgãos públicos e pessoas físicas — diz o diretor regional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) no Rio Grande do Sul, Jair Limberger.
A coluna também tentou contato com outras empresas. Em Porto Alegre, a maioria delas fica próxima do aeroporto e está fechada, como a Focus Car Rental, na Avenida das Indústrias, e a Móbiliscar Rental Cars, na Avenida Cairú.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna