O Rio Grande do Sul tem 2 mil vendedores que usam a plataforma da gigante do comércio eletrônico Amazon para comercializar seus produtos. A posição do Estado no ranking nacional não é informada. No país, são 66 mil.
Recentemente, como noticiado pela coluna, o centro de distribuição gaúcho passou a acomodar também mercadorias destes vendedores. Até então, a unidade, que fica em Nova Santa Rita, era dedicada apenas para a venda própria da Amazon. Agora, eles podem optar por pagar à empresa para que faça a entrega e o atendimento dos clientes após a compra.
Diretor de Marketplace da Amazon Brasil, Ricardo Garrido diz que a unidade do Rio Grande do Sul é a primeira com a operação conjunta. Segundo ele, a empresa norte-americana conseguiu com o governo do Estado um regime especial de funcionamento, mas não soube detalhá-lo.
— Pequenos empreendedores gaúchos poderão acessar muito mais consumidores, inclusive em outros Estados — complementa.
A Amazon tem entregas em até um dia nas cidades que ficam próximas aos centros de distribuição. O do Rio Grande do Sul tem 40 mil metros quadrados, estrutura que a empresa diz comportar os produtos dos vendedores na nova operação.
— Pode ter de 2,5 milhões a 4 milhões de itens dependendo do tamanho dos produtos, que vão de canetas a televisores — explica a líder da operação gaúcha, Ana Laura Bueno, que diz que os mais comprados pelos consumidores ficam em locais mais acessíveis do espaço.
A unidade, que funciona 24 horas por dia, conta 450 funcionários, mas pode dobrar este número em datas de vendas fortes, como Black Friday e Natal.
Parceira no piloto
A fase piloto do novo programa da Amazon teve como parceira a indústria LS Bolsas, de Bento Gonçalves. O diretor Daniel Zattera Sganzerla viu seu prazo de entrega cair de 15 para um dia, dependendo do endereço do comprador.
— Estamos a um clique do cliente. Liga nossa produção ao consumidor final - comentou.
A empresa manda lotes de produtos ao centro de distribuição. Avalia os pedidos todas as semanas e repõe o estoque mensalmente.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna