A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) alugou um espaço do andar térreo do prédio do Centro Universitário Metodista – IPA, no bairro Rio Branco, para instalar um futuro curso de Medicina em Porto Alegre. Segundo a reitora do IPA, Vera Elaine Marques Maciel, os inquilinos optaram, inclusive, por ficar com a maioria dos móveis e outros itens que estão no espaço, que possui laboratórios.
Advogado da Ulbra, Thomas Dulac Müller esclarece que não se trata da Medicina que está instalada em Canoas. Esta continuará lá e teve, inclusive, sua venda cancelada após ter sido cogitada dentro do plano de recuperação judicial. Os pedidos para ter cursos de Medicina são por município, explica ele. O de Porto Alegre, como os de outras cidades feitos pela Ulbra, estão tramitando no Ministério da Educação e dependem, inclusive, de decisão para um processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento chegou a ser retomado em fevereiro, mas voltou a ser suspenso. Ele trata da constitucionalidade de trecho da lei do Mais Médicos que prevê chamamento público para a abertura de novos cursos, levando em conta critérios de infraestrutura e localidade para suprir falta de profissionais.
Já o IPA encerrou agora suas atividades de Ensino Superior. A instituição mantém-se dona de três prédios no local. Os demais e o terreno foram vendidos em leilão para a Cyrela.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna