O jornalista Paulo Rocha colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Após a compra de lojas da Panambra em Porto Alegre e Pelotas, a Guaibacar, rede Volkswagen do Grupo Sinosserra, fechou 2023 com crescimento de 82% na venda de veículos novos no Rio Grande do Sul. Além da chegada no Sul do Estado, o desempenho se deu pela reforma de suas lojas em outras regiões, segundo o gerente-geral de vendas da empresa, Carlos Brittes. A matriz, na Avenida Sertório, e a operação de Canoas, já foram transformadas, e outras estão na fila. No total, serão investidos R$ 8 milhões.
— (Para reformar) cada loja, em média, investimos R$ 1,5 milhão. A da Sertório, por ser nossa matriz, custou mais, foram R$ 2 milhões. Depois de prontas, o cliente vê um design mais acolhedor, com detalhes em LED deixando os carros em destaque, painéis maiores, mais modernos, mobiliário novo, e o piso está sendo todo trocado por porcelanato. Os vendedores agora trabalham com tablets — diz o gerente-geral de vendas da Guaibacar, que tem 280 funcionários em todas as unidades.
Mesmo em reforma, as lojas não precisam fechar, já que as intervenções são feitas em etapas. A unidade de Osório, no Litoral, iniciou as obras em dezembro e ficará pronta até junho. Já a da Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre, que pertencia à Panambra, começa em março, com conclusão prevista para novembro. A de Pelotas, também comprada em 2023, está no fim de sua reforma. Brittes diz que as vendas na Região Sul do Estado surpreenderam positivamente a revenda, que pretende abrir outra loja na cidade de Rio Grande.
— Ainda está muito incipiente. Temos uma reserva de mercado por parte da Volkswagen, com dois anos para apresentar o projeto, mas, por enquanto, não temos nada específico. Como é um mercado interessante e iniciamos bem em Pelotas, a intenção é expandir a atuação na região — explica o executivo.
Em 2023, a Guaibacar vendeu 5.193 carros 0km frente a 2.847 de 2022. Em vendas totais, considerando os seminovos, subiu 70%, com 8.026 veículos frente a 4.729 do ano anterior. A loja da Sertório, em Porto Alegre, foi responsável por pouco mais da metade dessas vendas. Com a aquisição das lojas da Panambra, a revenda passou a responder por 35% das vendas de varejo da Volkswagen no Rio Grande do Sul.
Colaborou Guilherme Gonçalves
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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