A taxa de iluminação pública ficará 20% menor para contribuintes de Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre. Foi sancionado pelo prefeito Leonardo Pascoal o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores para reduzir a chamada Contribuição da Iluminação Pública (CIP), tributo cobrado para custear o serviço nas cidades.
Apesar de ter exigido um investimento de R$ 10 milhões em equipamento e mão de obra, a troca por lâmpadas de LED permitiu a redução da despesa com energia. A estimativa é de que a conta de luz caia pela metade no ano que vem, o que significa um gasto de R$ 1,5 milhão a menos.
— Concluímos a troca de 7,5 mil pontos para iluminação de LED e decidimos repassar a economia aos moradores — conta o prefeito.
A taxa variava de 3% a 5,5%, dependendo do perfil do consumidor. Com a redução, passará a uma faixa de 2,4% e 4,4% do total da conta de luz, já aparecendo, ao menos parcialmente, na próxima fatura.
A título de comparação, em Canoas, cidade próxima, a cobrança pela iluminação pública parte de 1%, mas pode chegar a 25%.
===
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna