Terminou a primeira missão empresarial da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) à Agritechnica. A ideia da comitiva foi levada ao comando da entidade pelo diretor Aderbal Lima, que fundou a Novus, empresa gaúcha de sensores inteligentes e equipamentos para automação. Ele já esteve 28 vezes na Hannover Messe, outra feira industrial alemã, o que considera ter sido essencial para exportar a 70 países.
Aliás, está é uma provocação que ele faz incansavelmente sempre que uma conversa permite: que os empresários gaúchos venham com a intenção também de conquistar novos mercados e não apenas buscar ideias para aplicar na sua linha de produção lá no Brasil. Argumenta que as fábricas do Rio Grande do Sul têm, tranquilamente, qualidade para entrar em mercados mundiais, inclusive o alemão e especialmente quando se fala em máquinas agrícolas.
Na mochila, Lima trouxe seu produto fabricado em Canoas, um sensor repleto de lasers que captam informações dos equipamentos nos quais são instalados que são repassadas para o comando da empresa tomar decisões. Garante que seu preço é competitivo em relação ao que as companhias têm pago aqui. Além dos seus catálogos, carrega a experiência para identificar e abordar os potenciais clientes. Na semana da Agritechnica, foram dezenas de conversas, com boas perspectivas de virarem negócios em breve.
Ouça a entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, na qual ele detalha o equipamento que trouxe à Alemanha:
* A coluna viajou à Agritechnica a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul)
Leia o que já foi publicado sobre a feira em Agritechnica.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna