Após ter suspendido novamente a produção devido à cheia no Vale do Taquari, a fábrica da JBS em Roca Sales retomou parte da operação nesta quinta-feira (23). Funcionários trabalham na limpeza da unidade desde o início da semana.
A retomada ocorreu na produção da linha light, com itens como linguiça e peito de peru defumado. Já no primeiro piso, que foi mais atingido pela água, segue sem funcionar. Na área são fabricadas linguiça frescal, mortadela e salsichas. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Roca Sales (Sindiroca), André Gosmann, a limpeza segue e os equipamentos precisam de reparo.
Procurada, a JBS ainda não deu retorno à coluna sobre a situação da fábrica. Na enchente de setembro, a estimativa de prejuízos na unidade superou R$ 40 milhões. Ainda havia linhas com produção parada. A ideia era retomar nesta semana, mas a nova cheia adiou novamente o planejamento. Em Roca Sales, a JBS emprega cerca de 500 pessoas e responde por 11% da arrecadação de tributos, menos somente do que a Calçados Beira Rio.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna