Apesar das 297 demissões, a John Deere mantém o plano de expandir a fábrica de Horizontina, no noroeste gaúcho. A garantia foi dada ao prefeito Jones Jehn, segundo afirmou ele na entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. A ampliação recebeu incentivo de ICMS pelo Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem-RS) para R$ 145 milhões. No pedido, foi informado ao governo do Estado que a capacidade produtiva subiria para 500 colheitadeiras e 950 plataformas de corte por ano, com previsão de gerar 152 novos empregos.
- A empresa confirma e continua com seu plano de investimento, está mantido. O impacto neste momento é de redução da sua produção. Nos últimos meses, caiu de 23 para 12 colheitadeiras por dia, redução quase de 50%. Recentemente, havia batido recordes de produção, o que favoreceu para contratasse e chegou a ter quase 3 mil funcionários - disse o prefeito.
Em agosto, a John Deere já havia demitido 170 funcionários. Em nota, a empresa tem dito que são "ajustes no quadro de funcionários" e que faz a condução com o sindicato dos metalúrgicos da região.
Ouça a entrevista completa:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna