"Está difícil achar um sucessor", lamenta Abílio Lissaraça Pedroso, de 70 anos, dono de uma marca conhecida de botas artesanais, que tem loja em Tramandaí, no Litoral Norte. A Relikia Botas começou em 1978, em Canoas, vendendo "botas de gaúcho" sob encomenda. Hoje, é procurada até por músicos famosos, além de ter clientes espalhados por todo o país. É uma boa fonte de renda, garantiu o empresário, conversando com a coluna sobre sua busca por alguém que assuma o negócio. O filho tem 36 anos e aprendeu desde criança a fazer os calçados, porém escolheu trabalhar na construção civil. Com isso, o artesão está disposto a ensinar o ofício e, no futuro, repassar a marca e a loja.
— Chego a cobrar R$ 2,5 mil por um par de botas modelo fole de gaita (com o cano franzido). Como pouca gente faz, tem quem pague. Não entendo essa gurizada de hoje. A palavra "sapateiro" espanta eles. Conheço dois, mas são da minha idade e moram em outras cidades — conta Pedroso.
O preço das botas parte de R$ 600. O custo do material é menor. O couro e a sola vêm de Novo Hamburgo. Sobras são usadas para fazer fivelas e pequenos chaveiros (veja na galeria acima). Nada vai fora.
— O que dá valor ao produto é o acabamento — explica o sapateiro, que diz trabalhar na profissão "desde guri". Começou consertando botas, foi se aperfeiçoando e aprendeu sozinho a produzi-las do zero. Apesar de já buscar um sucessor, não pretende parar tão cedo.
— Gosto demais disso. Não precisaria mais trabalhar, mas levanto cedo e faço com gosto — acrescenta.
Os compradores aparecem por indicação boca a boca. O empresário nunca produziu para lojistas, nem pretende. No rol de clientes famosos, estão integrantes da banda Os Serranos; o sertanejo Sergio Reis; os músicos tradicionalistas Rui Biriva, Elton Saldanha e Senair Maicá; e a dupla Oswaldir e Carlos Magrão, que chegou a compor uma música, a Final de Baile, que cita o sapateiro no terceiro verso:
A coluna esteve na loja em Tramandaí, onde acompanhou parte da produção. Pedroso cortava o couro com atenção para fazer um par de botas para a cantora Shana Müller. O sapateiro foi para o Litoral em 2017, quando instalou um espaço provisório para vendas de verão. O movimento o agradou e há pouca concorrência de lojas com artigos de gaúcho. Então, decidiu ficar e ampliar o espaço da Relikia Botas, que, além de ter sido criada em Canoas, passou por Sapiranga e Igrejinha.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna