Para competir com as gigantes Uber e 99, o empresário gaúcho Henrique Ascari, de Gravataí, criou o Me Leva, novo aplicativo de transporte de passageiros que será lançado na sexta-feira (20). O valor investido não é informado. O diferencial, segundo o empresário, será não cobrar tarifa dinâmica, que eleva preço quando a procura é grande, como em dias de chuva e horários de pico.
O serviço começará com 400 carros cadastrados, que atuarão nas cidades da Região Metropolitana. As modalidades são o "Me Leva Ali", que é a categoria padrão, e o "Me Leva Clássico", veículos melhores, mas preços maiores, como o Uber Confort. O pagamento poderá ser com cartão de crédito, débito ou Pix. A plataforma ficará com 11% do valor da corrida, com isenção aos domingos para carros adesivados com a logo da marca. Os motoristas precisam de carteira de motorista definitiva, não ter antecedentes criminais e dirigir carros com até 10 anos de uso. O plano é expandir para outras regiões do Estado, criar telentrega com motos e oferecer corridas apenas com motoristas mulheres.
Autorização
Para operar em Gravataí, por exemplo, empresas de aplicativo de transporte teriam que se credenciar na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb) e pagar uma taxa de regulação. Há, ainda, exigências para condutores e veículos, inclusive de contratação de seguro. O Me Leva, porém, não pediu a autorização, mas Uber e 99 também não.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna