Correção: diferentemente do que a coluna informou, o investimento de R$ 2,8 milhões não é só para a produção do chope sem álcool, mas, sim, em mudanças tecnológicas na fábrica. O novo produto é um dos resultados do investimento. E diferentemente do que foi informado à coluna, a sede da fábrica não fica em São Leopoldo, mas em Sapucaia do Sul. O texto e a manchete foram corrigidos às 18h44min.
Com sede em Sapucaia do Sul, a cervejaria artesanal Factory Beer lançou um chope Pilsen sem álcool vendido em garrafa de plástico. Recentemente a marca investiu R$ 2,8 milhões em tecnologia e automação na sua fábrica e também iniciou a produção da nova bebida. Segundo o diretor comercial, Maiquel Daitx, a iniciativa partiu do pedido de clientes, especialmente evangélicos e idosos.
— São pessoas que não têm costume de consumir álcool, que vão trabalhar ou dirigir. Vimos o mesmo movimento em grandes companhias de cerveja — explica Daitx.
O recurso veio do Inovacred 4.0, programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A fábrica não mudou, mas o processo passou por ajustes, como a diferença na temperatura de processamento do líquido e na moagem do malte. O chope sem álcool está à venda em 300 pontos do Estado e a ideia é entrar em supermercados. Atualmente a capacidade de produção de toda a empresa é de 230 mil litros ao mês. A empresa quer elevar em 20% do faturamento, que não é informado. A indústria tem 25 anos de mercado e trabalhava apenas com eventos e festas. Na pandemia, iniciou a produção em growler.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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