Agenda
IBGE divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/INPC), que é a inflação oficial do país para agosto. Indicador deve ser acelerado pelo fim do bônus de Itaipu, desconto aplicado nas contas de luz de julho.
Apresenta ainda o Índice Nacional de Preços da Construção (Sinapi) para o mês.
Termina o prazo para inscrição de credores interessados em participar do Desenrola Brasil. O serviço da plataforma está disponível para que todas as empresas que têm dívidas a receber – tais como bancos, varejistas, companhias de água e saneamento, distribuidoras de eletricidade - possam aderir ao programa e, na sequência, identificar suas dívidas e atualizar os seus valores. A segunda fase do programa começará em breve. Saiba mais: Com todos juntos e leilão de desconto, como dívidas serão renegociadas na próxima fase do Desenrola
Dados de produção e estoque de petróleo.
Índice de Preços ao Consumidor das Capitais (IPC-S Capitais), da FGV.
Pílulas
Ibovespa fechou com alta de 1,36%, com ajuda de mineradoras e siderúrgicas. Dólar caiu 1,04%.
A cesta básica de Porto Alegre registrou queda de 2,13% em agosto, passando a custar R$ 760,59. Dos 13 produtos pesquisados, nove registraram recuo de preço: a batata (-19,51%), o tomate (-11,19%), o leite (-5,61%), o arroz (-3,89%), o óleo de soja (-3,25%) o café (-2,26%), a farinha de trigo (-2,17%), a manteiga (-1,92%) e o feijão (-0,99%). Por outro lado, quatro itens ficaram mais caros: a banana (4,93%), o pão (2,07%), o açúcar (1,29%) e a carne (0,65%).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna