Um prédio de 1974, com 11 andares e vista para o Guaíba, no centro de Porto Alegre, será revitalizado pela Belmondo, construtora controlada por um núcleo da família Zaffari. Ele fica na esquina das ruas Sete de Setembro e General Câmara. A edificação tem uma agência do Banco do Brasil, que será mantida. A empresa que fará o projeto está sendo contratada, mas a ideia é manter as salas comerciais funcionando durante a reforma, contou à coluna o presidente da construtora, Bruno Zaffari.
— O Centro é muito particular e passou por momentos difíceis ao longo dos anos com o crescimento da cidade para outros polos. Mas ainda é um bairro com muitas coisas boas em termos urbanísticos. Os negócios estão na calçada e é bem servido em logística, com linhas de ônibus. Tem prédios ótimos, mas que, com o passar do tempo, precisam de investimento para requalificar a estrutura. É isso que vamos fazer — conta o empresário.
Com o projeto pronto, o pedido de licenças será encaminhado à prefeitura. A ideia é iniciar as obras no primeiro semestre de 2024, com previsão de finalizá-las em 18 meses. No térreo, além do banco, será mantido o espaço para mais uma loja, que está desocupado.
Não será um prédio de luxo, como outro empreendimento da construtora na Avenida Carlos Gomes. Segundo Bruno Zaffari, "estará inserido na realidade dos negócios do Centro". Não é descartada a construção de mais pavimentos.
— É uma região interessante, plana. Vamos atualizar o prédio em termos de tecnologia, conectividade, com uma infraestrutura boa de instalações. Arquitetonicamente, faremos alguns ajustes, mas respeitando a história dos prédios da região.
Para estrear no Centro, a Belmondo aposta nos planos da prefeitura, como a reforma do Quadrilátero Central e a revitalização da Rua General Câmara, também conhecida como Rua da Ladeira. Conta, claro, que as obras saiam do papel e sejam finalizadas.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna