A Volkswagen liderou as vendas de carros em Porto Alegre pela primeira vez desde 2001, ou "no século 21", como diz o empresário Hugo Pinto Ribeiro, diretor da Guaibacar, que está faceiro. Tradicionalmente, GM e Fiat encabeçam as vendas na capital gaúcha. No Estado todo, foram exatos mil carros em julho, sendo 624 novos.
- Os quatro carros que faltavam para batermos esta marca recorde foram vendidos às nove horas da noite do último dia do mês - conta o executivo, que também integra a direção do sindicato das concessionárias, o Sincodiv-RS.
Ribeiro acredita que a Volks se movimentou melhor para aproveitar mais do bônus do pacote automotivo do governo federal, que foi o que impulsionou o setor no país no mês passado. Além disso, em maio, duas lojas da Panambra foram vendidas à Guaibacar, que é do Grupo Sinosserra, em Porto Alegre e Pelotas.
Segundo o empresário, agosto ainda tem reflexo do incentivo, porque carros foram faturados no início do mês. Mas o mercado já "apertou" de novo, diz Ribeiro, e a queda do juro ainda deve demorar a chegar à venda de veículos. Sobre manter a liderança em Porto Alegre, será desafiador:
- Mas "encaroçamos" o negócio.
Com a compra da Panambra, a Guaibacar tornou-se a quarta maior rede de concessionárias Volkswagen do país. O setor de revendas de veículos passa por um fortíssimo movimento de consolidação, com as mais fortes indo às compras.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna