Em 15 dias desde o lançamento, já foram vendidos no Rio Grande do Sul 100 carros elétricos do modelo Dolphin, da BYD. A comercialização é feita pela Iesa, rede que representa a montadora chinesa no Rio Grande do Sul. O destaque vai para o preço do veículo: R$ 149,8 mil, o que já está acirrando a concorrência. A autonomia da recarga é de 291 quilômetros, a melhor eficiência energética já identificada pelo Inmetro.
- Temos vendido muito para clientes de Caxias do Sul e região, inclusive para pessoas que nem tinham carro - conta o diretor da Iesa, Ambrósio Pesce Neto, que lembra que carro elétrico não paga IPVA no Rio Grande do Sul.
O Dolphin é o quinto veículo da BYD no mercado brasileiro. Aliás, a sigla Build Your Dreams significaem inglês, Construa seus Sonhos. O carro, 100% elétrico, tem até videogame e karaokê. A recarga pode ser feita em tomadas domésticas, levando de 3h30min a quase 7h. Em eletropostos, 25 minutos recarregaram de 20% a 80% da bateria.
A Iesa está com duas lojas da BYD no Rio Grande do Sul - em Porto Alegre e Caxias do Sul -, mas pretende abrir mais. Para o diretor, a marca será fortalecida com o consumidor brasileiro pelo investimento de R$ 3 bilhões que a empresa fará para produzir veículos elétricos em Camaçari, na Bahia, no complexo industrial que era da Ford e que a chinesa pretende comprar. A ideia, claro, é ter preços ainda menores.
O Grupo Iesa, que trabalha com diversas outras marcas nas concesionárias, está, atualmente, com 674 funcionários.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna