Após o salto de preço com o dólar e a falta de matéria-prima - como sebo e embalagens - no auge da pandemia, o sabonete está caindo de preço. Aliás, chegou a ter pesquisa mostrando que um dos dois banhos que o brasileiro costuma tomar por dia já era sem o produto de higiene pessoal.
Quem chamou a atenção da coluna para o ajuste de valores foi Douglas Ferreira, que é comprador de Higiene e Limpeza do Grupo Imec, rede gaúcha de supermercados que também é dona dos atacarejos Desco super&atacado.
- Colgate está reduzindo 23% a marca Palmolive e 5% Protex. Como são líderes, vão puxar a adequação de todos os demais fornecedores com certeza. Vamos repassar 100% ao consumidor - detalhou Ferreira, acrescentando que também identifica queda em outros itens de limpeza.
Pela pesquisa do IBGE, o preço médio do sabonete já recuou 1,25% em junho na região metropolitana de Porto Alegre. É uma boa, mesmo ainda sem reverter a alta forte de 12 meses, que está em 12%, quatro vezes a inflação geral.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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