Combustível que é a bola da vez na turma dos renováveis, o hidrogênio verde entrará no leilão de compra de energia pelo governo federal, disse o presidente Lula na entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Ele citou ainda as energias eólica e solar.
- O Brasil vai se transformar em um exportador de energia. Tem 50% de energia limpa contra 15% do resto do mundo. Então, o Brasil tem lições para dar ao mundo.
Segundo o presidente, será um "grande" leilão. Essas disputas, em geral, são o que garantem que projetos saiam do papel. Por exemplo, uma empresa pretende construir um parque eólico, então participa com sua proposta de preço do leilão para o governo federal. Se vence e acerta o contrato de fornecimento por um prazo que dá viabilidade econômica, constrói o empreendimento. Mas também, se não o construir no tempo combinado para gerar a energia, perde o direito.
Nordeste está apostando bastante no hidrogênio verde, mas o Rio Grande do Sul também pode surfar nesta onda. Estudo da consultoria McKinsey projetou que o combustível pode acrescentar R$ 62 bilhões ao PIB do Estado e criar 41 mil empregos. O setor fala que é uma forma que permite a venda de energia verde para outros países, como a Europa, que quer comprá-la e certamente está na referência de Lula quando disse que o Brasil se tornará exportador de hidrogênio verde.
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna