Restará apenas uma loja da Multisom no Rio Grande do Sul após a decisão do Grupo Schumann de fechar 29 unidades da rede até o final do mês. A informação foi confirmada pela empresa à coluna. A loja que segue aberta é chamada de Multisom Music, justamente pela aposta em ser especializada em instrumentos musicais. Ela fica na Avenida Alberto Bins, no Centro Histórico.
Perto dela, como na Rua dos Andradas, havia outras operações da marca, que fecharam nos últimos meses, assim como o centro de distribuição em Gravataí. No site da empresa, até há poucos dias, ainda constava a de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, mas que também teve suas atividades encerradas.
O Grupo Schumann é de Santa Catarina e comprou a Multisom em 2019, quando a rede gaúcha tinha faturamento anual de R$ 400 milhões, mas já enfrentava dificuldades. Na ocasião, ainda antes da pandemia, o representante da Multisom, Márcio Louzada Carpena, disse que a intenção era manter os 800 funcionários das 83 lojas.
No último dia 12 de junho, um comunicado assinado pelo presidente André Schumann informou sobre os fechamentos recentes. Nele, o executivo aponta como motivos a perda do poder aquisitivo dos consumidores e o crédito caro, que afetam, em especial, a compra de bens duráveis, que são os vendidos pela rede, conhecida pelos eletroeletrônicos.
Sobre o fechamento de lojas por redes de varejo, relembre o recente podcast Nossa Economia, de GZH:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna