Grupo japonês com mais de 20 mil funcionários e faturamento que passa dos US$ 50 bilhões anuais, a Sojitz concluiu a compra das concessionárias Audi no Rio Grande do Sul. A empresa já tinha feito a aquisição de 80% das duas lojas da rede Top Car — uma em Porto Alegre e outra em Caxias do Sul — em 2018. Agora, comprou o restante. O valor da negociação não foi divulgado, mas a companhia investe R$ 20 milhões na reforma das unidades.
— As lojas ficarão bem diferentes. Estamos mudando do tapete ao teto. O objetivo é que as unidades mantenham o mesmo padrão das operações da Audi na Europa — falou à coluna o diretor operacional da Sojitz, Bruno Benetti.
As unidades, tanto da Capital como da Serra, ficarão no mesmo local e vão manter o mesmo número de funcionários: 65 ao total. Para a de Porto Alegre, há espaço também para colocar no local uma revenda de seminovos de luxo, um plano da empresa para os próximos meses e que já está em estudo.
Sobre a demanda, Benetti diz que foi um setor que teve procura alta ao longo da pandemia e que agora, com o arrefecimento da crise sanitária, precisa lidar com outro tipo de concorrência:
— No caso do mercado de luxo, as vendas não costumam ser impactadas por questões de crédito ou juros. O que impacta mesmo é a concorrência com outros invstimentos do cliente. Agora, por exemplo, estão retomando as viagens internacionais. Isso pode pegar o valor que seria destinado a um carro. Mas a demanda está aquecida — finaliza o diretor.
No Brasil, o Grupo Sojitz está presente desde 1950 com investimentos nos setores petrolífero, petroquímico, de mineração, do agronegócio e da distribuição de veículos e outros. Em 2015, já tinha se tornado acionista majoritário da Top Car em Santa Catarina. Por lá, são concessionárias de veículos BMW, Mini e BMW Motorrad.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna