Dentre as 17 lojas que a rede de varejo taQi fechará no Rio Grande do Sul, quatro são de Porto Alegre. Com isso, restará apenas uma unidade na Capital, localizada na Avenida Assis Brasil. A informação foi confirmada pela empresa. Segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindec), as operações têm 70 trabalhadores.
— Os funcionários terão a opção de transferência para lojas da Região Metropolitana. Quem não quiser, vai ser indenizado — conta o presidente do Sindec Porto Alegre, Nilton Neco.
No site da taQi, inclusive, a lista já está atualizada e aparece apenas a loja da Avenida Assis Brasil. De acordo com Neco, a unidade da Azenha já fechou e as outras serão encerradas nos próximos dias. Pelo que a coluna apurou, são as do Centro Histórico, da Juca Batista e da Hípica. Há algum tempo, já havia sido fechada a loja que ficava no shopping Bourbon Wallig.
A taQi não dá detalhes dos fechamentos de Porto Alegre e mantém a primeira nota já enviada à coluna, assinada pelo vice-presidente Carlito Kirschner, na qual diz que a "difícil decisão" foi tomada após "criteriosa análise de resultados, rentabilidade e potencialidade dessas unidades, além do cenário macroeconômico desafiador que 2023 vem apresentando."
No decorrer do texto, ela cita os desafios do varejo como um todo, como as vendas impactadas por pandemia, inadimplência das famílias e crédito com juro alto para consumidor e empresa. O movimento, aliás, inverte a expansão que a empresa vinha fazendo. No último ano, abriu 10 operações e revitalizou outras 12.
A taQi é do Grupo Herval, tradicional empresa gaúcha com sede em Dois Irmãos e atuação forte como indústria. A rede de lojas nasceu em 1959 como um dos primeiros negócios do grupo, que tem 7 mil funcionários e, além de taQi e iPlace, trabalha com outras 15 marcas que incluem serviços, como consórcios, seguros, construção e financeira.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna