A fumageira Alliance One está instalando uma nova unidade produtiva em Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo. A empresa fará, no local, uma parte do processamento da semente. É a chamada peletização, quando o grão é revestido para ficar maior para o plantio. Até então, o serviço era terceirizado.
Para preparar a estrutura, foram investidos R$ 5 milhões. O valor é baixo para um aporte industrial, mas porque a área já é da empresa. No local, fica o Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias da Alliance One. Com inauguração prevista para agosto, a nova planta terá 750 metros quadrados e terá o processo praticamente todo mecanizado. O recurso será para comprar máquinas e instalar laboratórios.
A empresa responde por 40% do mercado nacional de comercialização de sementes de tabaco. Em 2022, foram exportadas 81 mil toneladas de fumo, com faturamento de R$ 1,7 bilhão. A empresa tem fábricas em Venâncio Aires (RS) e Araranguá (SC), com capacidade para produzir 220 mil toneladas por safra. No pico, gera 3,5 mil empregos diretos e tem 15,5 mil produtores integrados nos três Estados da Região Sul.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna