Criada há 19 anos em Porto Alegre, a Cerveja Coruja pode parar de ser produzida, porque a Cervejaria Santa Catarina (CSC), dona da marca, anunciou o fechamento de sua fábrica na cidade de Forquilhinha (SC). A empresa está mudando o modelo de negócios e decidiu apostar no licenciamento de marcas.
A intenção é vender os direitos de uso da Coruja em até 60 dias. Se isso não acontecer, a produção será interrompida. A marca foi comprada pela empresa catarinense em 2014. Além dela, a CSC possui os rótulos Saint Bier, Barco e Catarina, que passarão pelo mesmo processo. Parte da fabricação dessas cervejas já era terceirizada por cervejarias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A fábrica em Forquilhinha segue operando até o começo de junho. Depois, 88 funcionários serão demitidos.
A coluna apurou que já há negociações com empresas interessadas em fabricar as bebidas, mas a CSC não dá detalhes. Se houver comprador, a fórmula da Coruja será mantida e haverá um controle por parte da empresa catarinense para manter os mesmos padrões do produto.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna