A agência do Tudo Fácil na Avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico, que fechou no início da pandemia e que não reabriu por não ter ventilação adequada para receber público externo, ainda recebe pessoas em busca de atendimento. As placas que identificavam a antiga agência foram retiradas agora em janeiro, mas a procura segue.
A coluna esteve no local e viu duas pessoas tentando entrar no prédio para serem atendidas. De acordo com o segurança que trabalha na portaria, o caso não é isolado. Ele falou que, todos os dias, alguém vai até o local achando que o Tudo Fácil segue lá, mesmo com a retirada das placas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o espaço não tem ventilação adequada aos protocolos de segurança exigidos contra a covid-19 para atendimento ao público do Tudo Fácil. A ideia, que já existe há quase um ano, é abrir em um novo local no Centro Histórico, mas o endereço ainda segue sem definição. Quem precisa dos serviços do Tudo Fácil precisa se deslocar para as agências da Zona Norte ou da Zona Sul (veja endereços no final da coluna).
Apesar do entendimento de que não pode haver atendimento do Tudo Fácil por conta da ventilação, os dois pavimentos que eram para o serviço estão ocupados. No segundo andar está uma equipe do Detran-RS, que não realiza atendimento ao público. Por isso, de acordo com a pasta de Planejamento, pode funcionar ali. Já no primeiro piso, está o Devolve ICMS, que, de acordo com a secretaria da Fazenda, tem acesso de pessoas limitado para não haver aglomeração. Inclusive, se há formação de fila, ela acontece no lado de fora do prédio. Só entra na hora de ser atendido.
O prédio é usado, também, pelo Banrisul e o Badesul, com acesso pela Rua Andrade Neves. Mas nesse caso, são em outra parte da estrutura, com janelas e ventilação.
O Tudo Fácil atende em outras duas agências: uma na Zona Norte, no 3º andar do Bourbon Shopping Wallig (das 10h às 20h); e outra na Zona Sul, Avenida Wenceslau Escobar, 2666 (das 8h às 18h). Também há unidade de teleatendimento
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna