Morreu nesta quinta-feira (8), aos 95 anos, o empresário gaúcho Paulo D'Arrigo Vellinho, conhecido por fundar, nos anos de 1950, a Springer, indústria de ar-condicionado posteriormente associada à americana Carrier. A causa da morte não foi informada. Ele também presidiu importantes entidades gaúchas, como Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e o Centro das Indústrias do Estado, na gestão de 1971 a 1974. Ainda, liderou a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Associação Gaúcha de Avicultura.
Natural de Caxias do Sul, na Serra, Vellinho passou praticamente toda sua vida em Porto Alegre. Se formou em química industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1949. A partir daí, direcionou sua atividade à administração de empresas e também à liderança de entidades.
Nas redes sociais, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, lamentou a morte do empresário. "Lamento o falecimento de Paulo Vellinho. Grande empresário, visionário e empreendedor, Vellinho foi um cidadão grandioso que contribuiu para a construção e transformação da indústria no país. Que descanse em paz."
Em 2018, Vellinho lançou uma biografia, escrita por Mario de Santi, relatando as experiências de 60 anos de empreendedorismo. Chamado “O Realizador de um sonho chamado Springer”, a obra apresenta a trajetória do empresário que, no final da década de 1940, percebeu que o futuro da sua empresa, então uma simples oficina e varejo de alguns itens de refrigeração, era outro: uma indústria de bens de consumo com tecnologia moderna.
— Se procurar no dicionário o significado da palavra empresário estará lá o nome de Paulo Vellinho — disse, à época do lançamento do livro, o ex-ministro Delfim Netto. Segundo ele, o empreendedor gaúcho contribuiu para a construção da indústria no país.
Em 2021, Vellinho virou nome de prêmio realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). A premiação reconhece empresários que investem no desenvolvimento econômico e social da cidade. A atual presidente da associação é sua filha, Suzana Vellinho.
Vellinho tinha acabado de completar 95 anos, no último dia 6 de setembro. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento. Ainda não há informações sobre o velório.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.