A antiga fábrica da Nestlé em Palmeira das Missões, no noroeste gaúcho, se transformará em uma nova indústria. Já está em obras o empreendimento da Whey Powder, uma marca criada por um grupo de oito laticínios para trabalhar com derivados do leite — especialmente o soro. Um dos principais produtos será o suplemento alimentar conhecido como "whey protein".
À coluna, o secretário de desenvolvimento econômico da cidade, Jerônimo Cecatto, falou que o investimento no projeto fica em torno de R$ 150 milhões e que irá gerar, inicialmente, 150 empregos diretos. Há, ainda, planos de expansão, que provocarão novos aportes.
— Vai ser a maior indústria do município, com capacidade para mudar a economia local. Vai estimular a bacia leiteira. Fará com que novas empresas cheguem no entorno. Temos previsão que, indiretamente, possa gerar mais de mil empregos — disse.
As obras estão em andamento e a expectativa é de que a indústria comece a operar já no ano que vem. A construtora Celo, de Passo Fundo, divulgou imagens do projeto, mostrando como a planta ficará depois de pronta.
A Nestlé fechou a operação na cidade em 2019. À época, informou à coluna que a captação de leite da unidade seria absorvida pela operação que fica em Carazinho. Em 2020, o espaço foi comprado pelo consórcio que agora tocará a Whey Powder.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.