A Certel construirá uma nova hidrelétrica de R$ 250 milhões no Vale do Taquari. Será a maior da cooperativa, que tem quatro operações do tipo, além de três usinas solares. Será anunciada nesta quarta-feira (24) a aquisição dos direitos para construção na Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul, uma negociação que levou um ano.
À coluna, o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, contou que a hidrelétrica vai gerar energia para 100 mil pessoas da região. A ideia é iniciar a obra em 2023, com duração de três anos. Já foi emitida a licença prévia pela Fepam. O próximo passo é a de instalação. A construção vai gerar 500 empregos, estima o executivo.
- Será a maior hidrelétrica do Vale do Taquari - destaca Hennemann.
Obra de engenharia, a eclusa está pronta. Segundo o presidente, será aproveitado o volume e a queda da água para construção da hidrelétrica. O uso dela para uma usina tramitava há 30 anos. Mas Hennemann agora quer falar do futuro. A Certel já atua em 48 municípios, gerando energia para 75 mil associados da cooperativa.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.