Com os projetos para a sua produtora audiovisual parados por conta da pandemia, a empresária gaúcha Clarissa Millford viu no TikTok — aplicativo de vídeos curtos que ganhou muita força com a pandemia — uma maneira de continuar trabalhando. E não foi fazendo dancinhas. Ela criou, junto de um sócio, a Academia de TikTokers, um curso para ensinar empresários e profissionais autônomos a criar conteúdos para a rede social.
— O início da pandemia também marcou o momento em que o TikTok ficou muito forte no Brasil. E comecei a receber muitos pedidos de ajuda sobre como usar os vídeos para se posicionar na internet, principalmente porque estávamos completamente isolados, e as redes sociais ajudaram muito os empresários a manterem seus negócios — conta Clarissa, em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
A empresária viu a conjuntura e o momento de ascensão da plataforma e começou a estudar mais sobre o TikTok. Chegou a ser convidada, inclusive, para fazer parte do programa oficial de criadores da rede social. Foi nesse momento, por volta de junho de 2020, que surgiu a ideia de criar o curso, inicialmente em formato piloto, e, a partir de setembro, em um modelo consolidado.
As aulas são gravadas e disponibilizadas em uma plataforma online. São tratados tópicos como algoritmos, edição e estratégias de conteúdo. Até o momento, já são mais de 40 horas de gravações, mas o curso vai se atualizando conforme novos recursos entram na plataforma. Além do TikTok, também ensinam a mexer em outros aplicativos, como o Instagram Reels e o Youtube Shorts.
— A pessoa se inscreve no curso e começa a maratonar as aulas. Além disso, temos suporte em todos os sete dias da semana e, uma vez por mês, temos aulas ao vivo para as pessoas se conhecerem e ouvirem experiências de outros profissionais do mercado.
Atualmente, o curso conta com cerca de 8 mil alunos. A maior parte das aulas é gravada em Porto Alegre, e há também algumas gravações em São Paulo. De acordo com Clarissa, a cada mês, recebem entre 1,5 mil a 2 mil novos estudantes. Ela atribui esse crescimento, inclusive, às demandas das próprias plataformas, como Instagram, que têm incentivado seus usuários a produzirem vídeos.
O curso custa R$ 497. Hoje, trabalham na Academia de TikTokers 25 funcionários, principalmente no setor de suporte. Há também profissionais específicos que atuam só analisando as tendências das redes sociais para passar aos alunos.
— A gente tem uma previsão de faturamento para 2022 de R$ 7 milhões. Ano passado, foi R$ 780 mil. Percebemos que tem uma demanda de mercado. As pessoas acordaram para as plataformas de vídeo, e as plataformas estão empurrando os usuários para esse formato — conclui.
Escute a reportagem no programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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