Foi marcado para a próxima quinta-feira (2) o Dia Livre de Impostos, data em que tradicionalmente comerciantes arcam com os custos dos tributos para mostrar o tamanho da carga tributária do país. Aqui no Rio Grande do Sul, uma das participantes do projeto é - mais uma vez - a empresa de postos de combustíveis Rede SIM, que venderá gasolina comum por R$ 4,99. O preço exclui todos os impostos, contribuições e taxas cobrados do combustível.
- Os percentuais exagerados afetam um produto essencial para a economia, atingindo fretes, custos de produção de empresas e as finanças familiares. A SIM defende que haja um entendimento entre os governos federal e estadual para que seja encontrada uma solução para os tributos que refletem no preço dos combustíveis, que impactam fortemente o orçamento do consumidor - comenta Carla Perussato, gerente de Comunicação e Marketing Empresas SIM.
A venda ocorrerá em cinco postos da rede, nas cidades de Porto Alegre, Bagé, Caxias do Sul e Pelotas, limitada a 20 litros por motorista. As senhas serão distribuídas às 7h, e o início do abastecimento, às 8h, com previsão de término às 11h. Cada posto distribuirá cem senhas. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou no cartão de débito.
Veja lista de postos de combustíveis:
- Bagé: Sim Unipampa (Avenida Santa Tecla, 3350 - bairro Getúlio Vargas)
- Caxias do Sul: Sim Shopping (Rua João Nichele, 2227 - bairro Sanvitto II)
- Pelotas: Sim Três Bicos (Avenida Fernando Osório, 2.200 – bairro Três Vendas)
- Porto Alegre: Ecoposto (Avenida Ipiranga, 999 – bairro Azenha)
- Porto Alegre: Souza Reis (Rua Souza Reis, 443 – bairro São João)
A Rede Sim promoverá a ação em uma parceria com o Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e o Instituto Liberdade. A campanha costuma abranger vários produtos, mas a gasolina é um dos que chama mais atenção. Neste ano, o destaque ainda é maior, visto que o combustível está com preços muito altos e pressionando, com força, a inflação.
— A campanha traz a reflexão de que os supostos benefícios que o Estado dá à população não saem de graça, e o retorno deixa muito a desejar — comenta o presidente eleito do Instituto Liberdade, Guilherme Benezra.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.