Conhecido marco do setor do aço no Rio Grande do Sul, uma estrutura de nove andares dará espaço a um novo polo de inovação em Porto Alegre. O prédio DNA do Aço, na Avenida Severo Dullius, receberá uma operação do Onovolab, fundado em 2018 em São Carlos (SP). A ideia começou a ser discutida em 2019 e, agora, sairá do papel. O espaço deve começar a operar em junho. O local está está em obras, com projeto final sendo encaminhado.
O prédio é da família de Zeca Martins, que atua em segmentos de aço e plástico. Ele será o parceiro local do Onovolab, que tem Anderson Criativo como CEO e co-fundador.
- Fomos conhecer o lugar em São Carlos e ficamos apaixonados pelo propósito. Não é uma operação imobiliária, não é um coworking qualquer, é uma operação de inovação - diz Martins, que apresentou o projeto na semana passada a autoridade do setor da inovação no Rio Grande do Sul.
A unidade de São Carlos tem operações de pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas, que habitam o ecossistema de inovação com startups, por exemplo. O Santander tem 300 funcionários no local, que também conta com operações de companhias como Magazine Luiza, Votorantim e iFood.
Para Porto Alegre, já há negociações em andamento. Uma boa parte do prédio ficará com a hygia, empresa de tecnologia voltada à saúde. A Associação do Aço do Rio Grande do Sul, que tem sede no prédio, analisa manter a operação ali também. A ideia é ter, inicialmente, mais de 500 pessoas trabalhando no chamado "hub de inovação". Conforme Martins, o aporte financeiro necessário ainda está em elaboração:
- Não será baixo, mas não é nada fora do comum.
Mas o que o diferencia de um coworking, que apenas reúne profissionais para trabalharem? A coluna fez esta pergunta ao CEO do Onovolab, Anderson Criativo, que citou diversas atividades que são realizadas em São Carlos, como exposições de arte, visita de orquestra, de escolas públicas.
- Todos os dias são intensos. Temos um receptivo amistoso. Em dois anos, foram 400 eventos. Temos uma forte conexão com universidades e grandes empresas. Não é um lugar para o qual você vem para trabalhar só. São grandes companhias, presidentes de bancos, com pequenas empresas orbitando.
Criativo fala em "turismo tecnológico" ao mencionar que o Onovolab não vem para concorrer com outros espaços de inovação em Porto Alegre, mas para incrementar esse ecossistema. Em São Carlos, ele foi construído em uma fábrica destruída, onde havia uma cracolândia. Atualmente, tem 70 startups, gera mil empregos e impacto em R$ 100 milhões por ano a economia da cidade.
Assista à entrevista completa dos empresários ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.