O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Instituto que capacita jovens de escolas públicas e os encaminha para vagas de emprego, o PROA firmou uma parceria com a Fundação Casas Bahia para abir mil vagas de capacitação no Rio Grande do Sul. O projeto inclui três meses de aulas online com assuntos como planejamento de carreira e comunicação. Depois, os estudantes são encaminhados para possíveis oportunidades de trabalho em empresas parcerias, como é o caso da Via, marca dona da Casas Bahia e do Ponto (antigo Ponto Frio).
— Nosso objetivo com essa parceria é dar ao jovem do Rio Grande do Sul ferramentas para que ele consiga acessar oportunidades no mercado de trabalho. Essa iniciativa está dentro do pilar “Protagonismo Jovem” da Fundação, no qual apoiamos projetos dedicados à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens — afirma Natália Menezes, gerente da Fundação Casas Bahia.
Os jovens interessados podem se inscrever pelo site da Proa na internet até 8 de março. Podem se candidatar jovens de 17 a 22 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública. A seleção inclui duas etapas: primeiro, os jovens respondem um teste básico de língua portuguesa e raciocínio lógico. Depois é realizada uma análise comportamental, por meio de áudio enviado pelo WhatsApp sobre o motivo de interesse no PROA e como as aulas impactarão o futuro do candidato.
Os cursos têm duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30min por dia, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário que o aluno achar mais conveniente. Há também um encontro semanal ao vivo com tutores. Os selecionados ganham material didático online, certificado de conclusão emitido pelo PROA e, claro, terão acesso às vagas de emprego disponíveis.
Todos os participantes passam por uma formação básica com aulas de autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Depois dessa etapa, os estudantes podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de análise de dados, varejo, administração, logística, promoção de marcas e UX Design (desenvolvimento de design com foco na experiência do usuário). Ou seja, são habilidades que os recrutadores têm exigido para as vagas.
A Casas Bahia está presente no Estado com 26 lojas, com unidades na região metropolitana de Porto Alegre, no interior e no Litoral. No Rio Grande do Sul, a iniciativa também conta com o apoio do Instituto Cyrela.
Fundado em 2007 por um grupo de empresários, o PROA mantém a plataforma online com testes e orientação profissional para os jovens. Ela é patrocinada por grandes empresas, como BTG, Itaú, J.P.Morgan, Credit Suisse, iFood 3G e Cyrela. O plano é formar 400 mil jovens nos próximos anos.
Blitz do Primeiro Emprego
Neste final de semana (12 e 13), a equipe do Instituto PROA fará em Porto Alegre a Blitz do Primeiro Emprego. Funcionários do instituto estarão em pontos como a Praça da Alfândega e o Mercado Público divulgado o projeto. Também haverá distribuição de brindes.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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