Atento ao impacto da inflação e das mudanças de mercado, o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA), Paulo Kruse, disse à coluna estar preocupado com a concentração no varejo. Nada contra o avanço das grandes redes, mas ele tem receio de que os pequenos não consigam sobreviver neste novo cenário, especialmente no Interior. O dirigente tem defendido que eles se unam em uma espécie de "marketplace físico" e que façam parcerias com as indústrias, como já ocorre no setor farmacêutico.
A inflação chegou com tudo ao varejo. Não só nos preços ao consumidor - onde já aparece há tempos -, mas nos indicadores de vendas. O comércio brasileiro vendeu 1,3% menos em setembro do que em agosto, queda bem superior à projetada pelo mercado financeiro. No Rio Grande do Sul, a queda identificada pelo IBGE foi ainda mais intensa, de -1,9%, após ter registrado recuo de 5,5% no mês anterior. Além dos produtos mais caros, a renda do consumidor está menor e comprometida com contas difíceis de fugir, como gasolina, energia elétrica e gás de cozinha. Estes itens, sozinhos, respondem por mais de um terço da inflação de 10,67% acumulada em 12 meses no país.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.