O Esculturas Parque Pedras do Silêncio, atração turística de Nova Petrópolis, na Serra, passa a ter uma plataforma de audiodescrição para que os deficientes visuais possam ter a experiência de conhecer o espaço. Os áudios falarão sobre as 80 esculturas do parque e sobre a história da imigração germânica.
Na prática, vai funcionar assim: ao longo dos 450 metros quadrados da atração, estarão espalhados QR Codes que, ativados com celular, levarão a um site que terá a opção de audiodescrição. Caso estejam sozinhas, as pessoas com deficiência visual serão acompanhadas de alguém da equipe, para apontar para o lugar certo. Além de oferecer o serviço de acessibilidade, os QR Codes poderão ser usados por qualquer pessoa que queira saber mais sobre as esculturas.
A ideia de acessibilidade surgiu após o empreendimento pensar em maneiras de substituir os folders que eram usados como guias por um site. No meio da construção da plataforma, a então estudante de Relações Públicas Gabriela Raymundo Altevogt — que trabalhava no parque — sugeriu que a nova ferramenta oferecesse opções acessíveis a deficientes visuais.
Assim, ela e um grupo de deficientes visuais moradores de Nova Petrópolis auxiliaram no desenvolvimento da plataforma. Também foi feita uma visita-teste com três pessoas. O acesso ao site é exclusivo para visitantes e é possível somente com a rede de internet do Esculturas Parque.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.