Fiscal do mercado financeiro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) absolveu nove diretores Banrisul em julgamento nessa terça-feira (30). Foram analisados dois processos abertos para analisar se houve falta de dever de diligência na análise e aprovação de linha de crédito para servidores estaduais. As operações de adiantamento do 13º salário ocorreram em 2017 e 2018. O empréstimo tem sido usado como saída pelo governo estadual quando não tem recurso para pagar a chamada gratificação natalina nas datas previstas.
Houve a reclamação de um acionista minoritário do banco, que tem capital aberto na bolsa de valores de São Paulo. Ele argumentou que a taxa de juro era muito menor do que a média das operações que a instituições faz no consignado. Também questionou que não foi exigida uma garantia para minimizar o risco do Banrisul de não receber o pagamento.
Os diretores acusados foram Luiz Gonzaga Veras Mota, Irany de Oliveira Sant'Anna Junior, Jorge Fernando Krug Santos, Júlio Francisco Gregory Brunet, Oberdan Celestino de Almeida, Osmar Paulo Vieceli, Ricardo Richintin Hingel, Suzana Flores Cogo e Jorge Luiz Oliveira Loureiro.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.