Decisão de primeira instância da Justiça de Bento Gonçalves impede que a marca FCDL-RS seja usada pelo grupo de lojistas que criou a Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul. Foi uma liminar solicitada pela gestão do empresário Vitor Koch. O argumento é de que trata-se de uma outra associação setorial e de que ela não tem autorização para uso da sigla (veja nota na íntegra abaixo).
Procurado pela coluna, o empresário que lidera o grupo de lojistas, Ivonei Pioner, informou que irá recorrer da decisão. Argumenta que a marca FCDL-RS é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que apoia o novo grupo e da qual a gestão anterior se desfiliou. Pioner citou outra ação judicial transitada em julgado reconhecendo isso para a marca FCDL, sem o "-RS" (veja nota na íntegra abaixo).
No último dia 14, foi instalada a uma nova diretoria para comandar a entidade em 2021 e 2022 em um mandato complementar. A presidência foi assumida por Ivonei Pioner, atual presidente do conselho da CDL Caxias do Sul. Os empresários são dissidentes da gestão de Vitor Koch, que argumenta que a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) segue existindo, com ele na presidência.
O movimento reverbera uma cisão que existe já há anos na entidade. O primeiro mandato de Koch na federação começou em 2006. Em 2019, uma investigação policial apontou desvios de R$ 10 milhões da FCDL-RS. Na ocasião, o empresário disse que era vítima de opositores internos na entidade, incluindo um ex-vice-presidente.
Mas a ruptura começou anos antes, incluindo uma discussão sobre bancos de dados de crédito, que abastecem as lojas com informações sobre a situação de inadimplência de consumidores. São grandes geradores de recursos às entidades. Na época, a CDL Porto Alegre, junto com outras entidades, saiu da FCDL. Elas criaram, então, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV).
Nota do grupo liderado por Vitor Koch:
"A 1ª Vara Cível de Bento Gonçalves/RS concedeu à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Tutela Antecipada impedindo que a recém-criada Federação Varejista do Rio Grande do Sul faça uso da sigla FCDL-RS. A decisão aponta que a nova associação utiliza-se da mesma sigla da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, não respeitando a trajetória e o nome da verdadeira FCDL-RS, existente desde 1972. De acordo com a decisão, há fortes indicativos de que a nova entidade está se utilizando indevidamente da sigla FCDL-RS para denominar-se, muito provavelmente, com o intuito de beneficiar-se, gerando, todavia, uma confusão no mercado, bem como no setor varejista do Rio Grande do Sul. Diante da decisão judicial, fica a nova entidade fundada em 15 de setembro impedida de utilizar a sigla FCDL-RS em todo e qualquer material de divulgação, assim como em seu site. Caso já o tenha feito, deve proceder a exclusão em até cinco dias, sob pena de multa."
Nota do grupo liderado por Ivonei Pioner:
"A respeito da decisão da 1ª Vara Cível de Bento Gonçalves/RS em relação ao uso da sigla “FCDL-RS”, a Federação Varejista do Rio Grande do Sul e os integrantes de sua Diretoria, informam que ainda não receberam informações oficiais sobre o processo judicial em questão, mas que tão logo se tenham os detalhes, serão avaliadas as medidas a serem tomadas. O Sistema CNDL, criado em 1960 com o objetivo de congregar a maior rede representativa do varejo brasileiro possui cinco pilares. São eles a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as Federações das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDLs), com representatividade nas 27 Unidades Federativas, 2000 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e Associações Comerciais, a CDL Jovem e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em 15 de setembro de 2021 foi instalada a diretoria da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, que a partir disso, passa a ser a integrante do Sistema e representante da CNDL e do SPC Brasil neste estado. Esta nova entidade é presidida pelo empresário, Ivonei Pionner, reconhecido dirigente lojista gaúcho e diretor da CNDL, estando responsável com sua diretoria e com apoio da CNDL por conduzir os desígnios do movimento lojista gaúcho em prol do associativismo e do comércio de bens, serviços, empreendedorismo e o crédito. Nossa diretoria reitera que neste momento o foco é a união e o trabalho visando fortalecer o movimento varejista gaúcho através do associativismo."
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.