Por que as ações da Marcopolo caíram 6,05% apesar do salto no lucro no segundo trimestre de 2021? Segundo o balanço divulgado pela companhia aos acionistas, o lucro líquido da companhia foi de R$ 200,9 milhões frente a R$ 1,3 milhão no segundo trimestre de 2020. Com sede em Caxias do Sul e capital aberto na bolsa de valores de São Paulo, a fabricante gaúcha de ônibus teve esse avanço todo no lucro pela exclusão do ICMS sobre o cálculo do PIS e Cofins. Sem ela - que foi pontual -, teria prejuízo. O resultado operacional foi considerado fraco.
O transporte de passageiros foi um dos segmentos mais afetados na pandemia com a queda da demanda que chegou a derrubar o faturamento das transportadoras em até 90%. A expectativa é de recuperação com a retomada do turismo e a volta com mais força às aulas presenciais.
- O resultado do 2T21 da Marcopolo reflete principalmente o baixo volume de pedidos e o pior mix de carrocerias, a forte pressão de custos (aço e plásticos) e a menor diluição de custos fixos nas fábricas. No 3T21, a empresa continuará com estas dificuldades. Somente no 4T21, já com os novos pedidos da licitação do Caminhos da Escola e as entregas de pedidos que estão sendo feitos neste momento a situação deve melhorar. A empresa fez o dever de casa cortando custos e ajustando-se à demanda, e o ponto de inflexão dos resultados está prestes a ocorrer - analisa Wagner Salaverry, da Quantitas Asset, gestora de fundos de Porto Alegre.
Com a cotação de fechamento das ações nessa terça-feira (3), a Marcopolo está avaliada na B3 por R$ 2,8 bilhões. O valor de mercado é obtido pela multiplicação do número de papéis pelo preço de venda.
Em junho, a coluna noticiou uma alta das ações da indústria gaúcha. Na ocasião, houve um resultado favorável na licitação do Caminho da Escola. A indústria conquistou o direito de fornecer até 3,9 mil dos 7 mil veículos para a nova rodada do programa do governo federal para renovar a frota de veículos escolares.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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