A Sterlite Power concluiu a energização de mais um trecho do Projeto Vineyards na serra gaúcha. Com isso, integrou ao sistema elétrico a nova subestação Vinhedos, em Bento Gonçalves, e o trecho de dois quilômetros de linhas de transmissão. O projeto foi entregue com 13 meses de antecedência ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Uma forte característica da região foi um dos desafios do projeto: a alta densidade de vegetação nativa e de propriedades rurais, entre vinícolas e fazendas. Isso exigiu cuidado no traçado das linhas, minimizando o impacto do projeto na comunidade e ao meio ambiente.
O Projeto Vineyards foi conquistado em leilão de 2016. Ele tem linhas de transmissão e as novas subestações Vinhedos e Lajeado 3, além da expansão de quatro outras subestações em Garibaldi, Bento Gonçalves, Lajeado e Bagé.
A Sterlite Power é uma desenvolvedora líder global de infraestrutura de ativos de transmissão de energia com projetos na Índia e no Brasil. No país desde 2017, conta com um portfólio de projetos em transmissão de energia em diversos Estados.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.