A produção industrial aumentou no Rio Grande do Sul em abril sobre março. A elevação foi de 0,3%, mas ocorre após dois meses de desempenho negativo, incluindo uma queda de 7,6% no mês anterior. Por enquanto, ainda não recupera as perdas.
No acumulado de 12 meses, é registrada uma alta. As fábricas gaúchas elevaram a produção em 4,7% no período. O IBGE monitora 232 produtos no Rio Grande do Sul.
A comparação com abril do ano passado traz um aumento de 53,8%. Altíssimo, claro, mas a base de comparação é bastante baixa. Era o início da pandemia, quando várias fábricas seguiam paradas ou com produção reduzida pela incerteza quanto as encomendas nos meses seguintes.
Lembrando do maior maior desafios do setor industrial no momento: falta e aumento de preços dos insumos. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção largou um comunicado dizendo que a alta de custos para o setor está "desesperadora".
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.