Uma das apostas da Amazon para consolidação dos clientes no Brasil é seu serviço Prime, que engloba benefícios que vão de frete grátis a serviço de streaming. Aliás, o tempo de entrega dos produtos caiu bastante com os novos centro de distribuição, incluindo o que a gigante do comércio eletrônico instalou em 2020 no Rio Grande do Sul, em Nova Santa Rita. Em evento com jornalistas, do qual a coluna participou, a empresa informou que antecipou e realizará nos dias 21 e 22 de junho o Prime Day, um fim de semana de descontos para os assinantes. Segundo o presidente da Amazon no Brasil, Daniel Mazini, é "o grande evento do ano" , ultrapassando até as vendas da Black Friday.
Para atender a demanda esperada para o final de semana, Mazini diz que os serviços logísticos foram reforçados. Em 700 cidades, o prazo de entrega é de dois dias. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, tem sido comum a entrega em menos de 24 horas, chamada pelo varejo de "next day".
As faixas de desconto ainda não estão confirmadas, mas a diretora Mariana Roth fala em até 60%. Diferente da Black Friday, os descontos vão aparecendo aos poucos no Prime Day, com horários limitados e com alterações ao longo do dia. Para usufruir das promoções, é preciso ser assinante Prime. A mensalidade custa hoje R$ 9,90 por mês, mas propostas para períodos de testes gratuitos. Além dos dois dias do evento, a empresa faz um "aquecimento", disponibilizando descontos ao longo do mês.
Aposta em pequenos e médios empreendedores
Diretor de parceiros de venda da Amazon, Ricardo Garrido conta que uma das apostas é fechar parcerias com pequenos e médios empreendedores. Em São Paulo, por exemplo, a empresa construiu um centro de distribuição exclusivo para armazenar produtos de micro e pequenos empreendedores e fazer a entrega na mesma velocidade dos produtos vendidos pela própria Amazon. Em outros Estados, como no Rio Grande do Sul, o serviço é um pouco diferente: ela passa na porta das empresas e retira os produtos para serem entregues aos clientes.
— Além disso, também damos treinamento. No Brasil, foram mais de 30 mil empreendedores treinados em 2020. Para o Prime Day, convidamos muitos parceiros para participarem e criamos uma página exclusiva no nosso site para eles exporem seus produtos — fala Garrido.
Tendências de consumo
A coluna chegou a perguntar sobre dados segmentados de consumo no Rio Grande do Sul, mas a empresa só divulgou informações nacionais. No ano passado, os produtos mais vendidos do Prime Day foram os dispositivos de inteligência artificial da Amazon e lâmpadas inteligentes, que funcionam com a Alexa. Além disso, Mazini destacou o comportamento dos consumidores durante a pandemia. Segundo ele, no início, as maiores compras eram de produtos de higiene e para o home office. Agora, a empresa nota uma aceleração nas compras de produtos do dia-a-dia, como alimentos e bebidas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.